A correria do dia a dia não pode atrapalhar a alimentação das crianças. Para um crescimento saudável, a oferta de vários tipos de alimentos é essencial, especialmente das saladas. Para ajudar as mamães, o Comitê Umami e a PetiteBox apresentam a salada na cestinha, uma forma criativa de inserir vegetais no prato dos pequenos. O tomate, a cenoura e os queijos dão o toque Umami ao prato, o que facilita a digestão de proteínas e contribui para a higiene bucal.

Salada na Cestinha

Confira como prepará-la:

Salada na Cestinha
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso (250 g)
Meia xícara (chá) de maionese
Meia xícara (chá) de leite
Meio dente de alho espremido
1 xícara (chá) de muçarela ralada
6 folhas de alface americana rasgadas
6 tomates-cereja cortados em 4 partes iguais
1 cenoura pequena ralada

Modo de preparo:
1. Em uma frigideira pequena, espalhe meia xícara (chá) do queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e vire sobre o fundo de uma tigela pequena ou de um copo;
2. Deixe esfriar até enrijecer e obter o formato de uma “cestinha”. Repita o processo com o parmesão restante, formando mais 5 cestinhas.
3. Prepare o molho: no processador de alimentos ou liquidificador, coloque a maionese, o leite, o alho e a muçarela, e bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo;
4. Distribua pelas cestinhas de parmesão as folhas de alface, os tomates-cereja e a cenoura, regue com o molho e sirva em seguida.

Dica do Chef:
O queijo parmesão e o tomate são os alimentos que têm o glutamato em grande proporção e, por isso, proporcionam o Umami (5º gosto) de forma mais acentuada.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.

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