Dormir é uma habilidade que se aprende. 4 em cada 10 crianças tem alguma dificuldade com o sono, então não é incomum encontrarmos famílias com alguma dificuldade com o sono da criança.

Assim como andar, ler ou escrever, uma criança com essa dificuldade, precisa passar por um processo de aprendizagem, que pode demorar dias ou mesmo meses. Pode ser algo fácil, como pode ser algo muito difícil, tanto para a família quanto para a criança.

No post de hoje, queria deixar aqui as 10 principais coisas que vocês precisam saber antes mesmo de começarem qualquer processo para melhorar o sono da criança.

  1. Existem diversos métodos de aprendizagem. Leia sobre eles e decida qual é o melhor para sua família antes de iniciar. Existem os métodos mais gentis, como por exemplo o da Encantadora de Bebês, onde a criança vai para o colo e vai receber carinho e conforto logo que começa a chorar, como também os mais radicais como o choro controlado, também conhecido como o “nana nenê”. Cada família tem seu perfil e deve decidir o que é melhor fazer, dentro das suas possibilidades e limites.
  2. Antes de tudo, ajuste a rotina da criança. Fique uma semana apenas trabalhando os horários de alimentação e sonecas, além de ter um horário regular para acordar e para ir dormir. Com uma rotina bagunçada, a criança vai levar muito mais tempo para dormir porque ou ela estará cansada demais para aprender a dormir no fim do dia, ou não estará com uma janela de sono adequada (tempo suficiente acordada). Uma rotina certa vai certamente diminuir o choro e a resistência da criança para entrar no sono.
  3. Comece qualquer método de aprendizagem de sono a partir dos 4 meses. O primeiro trimestre da vida do bebê é uma adaptação fora do útero. Obviamente existem boas práticas que você pode ter desde cedo, mas é a partir dessa fase que a criança tem maturidade suficiente para aprender a dormir sozinha e também quando ela tem condições de ficar mais tempo sem alimentação de madrugada.
  4. Comece sua aprendizagem pelo sono da noite. Depois, se for da sua vontade, aplique a técnica na soneca. De noite temos melatonina, escuridão e silêncio, ou seja, a criança está muito mais preparada para dormir do que durante o dia.
  5. Só comece se você estiver realmente disposta a seguir em frente. Como falamos, algumas crianças aprendem muito rápido, enquanto outras podem demorar meses. Isso vai depender da rotina, da idade e do temperamento do bebê. Qualquer método pode funcionar, desde que você tenha paciência e consistência.
  6. Alinhe suas expectativas quanto ao tempo do aprendizado. Se você pesquisar as técnicas, vai ter uma ideia aproximada de quanto tempo pode demorar para começar a ver algum resultado. Geralmente os métodos mais gentis são os que mais demoram a mudar o padrão de sono, e, apesar de serem os mais buscados, muitas pessoas desistem depois de 1 ou 2 dias porque acreditam que não vai dar certo.
  7. Se outras pessoas cuidam também do sono da criança, todas devem estar alinhadas e devem ter a mesma postura. Não adianta se você se esforçar ao máximo, se você contar com ajuda de outras pessoas e elas fizerem diferente. Exemplo: você coloca seu filho acordado no berço e não vai mais usar o colo para ninar, mas o pai ou a babá ninam o bebê até dormir. Isso só vai confundir a criança e a resistência para entrar no sono vai certamente aumentar. A mensagem para a criança deve ser sempre a mesma, não importa quem faça o processo.
  8. Se você vai fazer um desmame noturno, não faça as duas coisas ao mesmo tempo – desmame com treinamento de sono. Você precisa ter certeza que a necessidade de fome da criança está atendida para ficar firme no processo de ensinar a dormir.
  9. Pesquise muito sobre o choro do bebê antes de iniciar uma aprendizagem de sono. Você não precisa deixar o seu bebê chorar sozinho para que ele aprenda a dormir, mas muitas crianças choram inclusive no colo, sendo acalentadas, então você precisa estar preparada. Informação é tudo nessa hora!
  10. Por fim, nossa principal dica é: não desista! Se o seu filho acorda de hora em hora, chora para dormir, tem dificuldade com sonecas, isso pode se estender por muito tempo e uma aprendizagem de sono é muito importante não só para o descanso da família como principalmente para o desenvolvimento da criança. Lembre que no sono temos a regra dos 3 dias: você não pode falar que algo funciona ou não funciona antes desse prazo. Mantenha a consistência e a paciência e tenha certeza de que quando os resultados começarem a aparecer, você irá se animar para manter o foco no processo.

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