Olá,

Infelizmente, a dor nas costas é uma queixa muito comum entre as grávidas. A tendência é que mais de dois terços das gestantes sentirão dor lombar e pélvica, geralmente no segundo e no terceiro trimestres da gestação, conforme um estudo publicado no Current Reviews in Musculoskeletal Medicine.

Pregnant woman excercises with gymnastic ball

Diversos fatores fazem da gravidez um motivo para o aparecimento de dores nas costas:

  • Aumento de peso.
  • Alterações hormonais: podem contribuir para a dor nas costas. Existe um amolecimento das articulações pélvicas e das suas cápsulas articulares, as articulações pélvicas ajudam a sustentar a coluna vertebral e quando ocorre esse relaxamento, durante a gravidez, pode ocorrer também dor e inflamação e não apenas na pelve, mas também em toda a parte inferior das costas.
  • Outra causa pode ser o útero que está em expansão, à medida que ele cresce pressiona determinados vasos sanguíneos, especialmente quando a mulher está deitada à noite. Esta pressão reduz o fluxo de sangue rico em oxigênio para a pélvis e para parte inferior da coluna, causando dor.

Diante destas causas podemos tomar algumas medidas para aliviar este problema, que seguem abaixo…

DICAS PARA ALIVIAR DORES NAS COSTAS NA GESTAÇÃO:

  1. Evitar uma única posição (como ficar só em pé ou só sentada) por períodos muito prolongados.
  2. Ter cuidado ao se abaixar ou curvar a coluna. Preferencialmente, deve primeiro dobrar as pernas para se abaixar.
  3. Cuidar da postura, sempre procurar deixar as costas retas, quadril encaixado e ombros para trás.
  4. Para as dores mais fortes alguns tratamentos podem ser feitos, como: fisioterapia e massagens.
  5. Para o fortalecimento muscular da região lombar (o que ajudará evitar as dores), também, são indicados pilates, RPG (reeducação postural global) e alguma atividade física (uma boa opção é a hidroginástica).
  6. Quando estiver com dor, colocar uma bolsa de água quente na lombar pode ajudar, mas cuidado para não se queimar (sempre evite o contato direto da bolsa com a pele).
  7. Outra opção (para aliviar a dor) é deixar correr sobre a coluna o jato de água quente do chuveiro ou banheira.
  8. Alongamentos sempre colaboram bastante.
  9. Nunca use medicamentos sem prescrição médica e tratamentos usando aparelhos sem liberação do seu obstetra.
  10. Dormir de lado, mantendo um ou ambos os joelhos dobrados também ajuda. O uso de um travesseiro para apoiar o abdômen, especialmente durante o último trimestre, pode fazer uma diferença real. Além disso, é recomendado colocar outro travesseiro entre os joelhos durante a noite.
  11. Procure dormir bem e pelo menos 8 horas por noite, evite situações estressantes.
  12. Usar sapatos com saltos baixos e bom suporte, evite salto alto!
  13. Vista roupas confortáveis e evite (principalmente) calças muito justas.
  14. Meias elásticas podem ajudar a aliviar as dores nas pernas e consequentemente diminuir um pouco da tensão na coluna.

Espero que as dicas ajudem!

Beijos Dani

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