De Lora O’Brien
Antes de ter um bebê, eu não pensava muito no que eles comiam. Em absoluto. Eu sabia que os bebês bebiam leite o dia todo e depois passavam para comidas pastosas e mole. Mas desde que me tornei mãe, descobri que os bebês realmente bebem MUITO leite antes que a comida seja introduzida. Mas e se você é como eu e tem sido vegano (ou vegetariano) por muito tempo e não tem ideia de como alimentar um bebê vegano? É seguro? Saudável? Como você inicia o processo de desmame? É um campo minado, pessoas, estou lhe dizendo.
Isso é o que aprendi sobre como alimentar um bebê vegano.
Primeiro, inicie o processo de desmame. Existem três caminhos básicos que você pode escolher:

  • Purês – isso pode começar a partir de 4 meses. Você começa pela colher alimentando os purês suaves do seu bebê, enquanto progride para as texturas amassadas / picadas nos meses seguintes, antes de pensar em introduzir os petiscos em torno da marca de 7/8 meses.
  • Baby led weaning (BLW) – O BLW é uma forma de introduzir alimentos para o seu bebê que lhes permite alimentar-se desde o início do processo de desmame e permite-lhes explorar alimentos sólidos ao seu próprio ritmo. Você pula os purês e vai direto para alimentos macios e macios (pense: bananas). O BLW é introduzido por volta dos 7/8 meses, quando a maioria dos bebês começa a mostrar interesse nos alimentos que você está comendo. Então, isso é oficialmente quando sua comida se torna um prato de compartilhamento para seu bebê e nada é sagrado, apenas dizendo!
  • O método misto – isso combina ambos os itens acima, levando com o desmame à mão e ao mesmo tempo. Isso é ótimo para os pais que querem alimentar o bebê, ao mesmo tempo em que estimula o auto-alimento e aprende a usar talheres.

As vantagens que você pode obter com o desmame aos seis meses é que, nessa fase, nossos filhos estão suficientemente desenvolvidos para se alimentarem adequadamente. Assim, não há necessidade de purês, nenhum freezer cheio de bandejas de comida, sem arroz de bebê ou combinações estranhas de comida, simplesmente sirva-os pedaços de comida de tamanho adequado e eles determinam se gostam ou não.
Muitos pais que tentaram a BLW descobriram que seus bebês comem praticamente tudo e qualquer coisa, o que tira a preocupação de introduzir sólidos depois de ter dado comida purê primeiro, pois às vezes eles podem ficar menos abertos a experimentar novas texturas e sabores. Também pode ajudar os bebês a participarem e se tornarem parte das refeições familiares.
As desvantagens do BLW? É evidente; bagunça! Quando os bebês experimentam novos alimentos, você pode achar o processo um pouco confuso e pode haver muito desperdício. Mas ei – bem-vindo à paternidade.

Uma dieta vegana é segura para bebês?

Obviamente, a primeira comida de um bebê não é vegana – é leite materno, e nada é mais saudável ou melhor para um bebê do que isso! Mas quando você está desmamando, uma dieta vegana é uma boa opção?
Segundo a nutricionista Ana Kristina Skrapac, criar uma criança vegana pode levar a deficiências nutricionais, ingestão inadequada de energia e crescimento deficiente. A falta de ferro, B12 e iodo são os principais culpados, ela afirma. Skrapac diz que criar uma criança vegetariana é uma opção muito mais saudável do que se tornar totalmente vegana; Ela defende veementemente que os ovos, queijo, leite e iogurte são benéficos para os nossos pequeninos: “É possível educar as crianças com uma dieta vegetariana equilibrada; no entanto, as dietas veganas são muito restritivas e o risco de comprometimento nutricional supera qualquer benefício potencial (de saúde) ”, disse ela.
Por outro lado, o nutricionista Bahee Van de Bor argumenta que tais deficiências podem ser complementadas com extratos de levedura, alimentos enriquecidos e leites de plantas, ou nutrientes adicionais como doses de sementes de chia, folhas verdes escuras, óleo de linhaça e nozes, que podem ser incorporados. a dieta de um bebê, uma vez que eles começam a comer alimentos sólidos. Um aviso, porém: os produtos de soja têm efeitos controversos sobre os corpos dos pequenos. Melhor ficar com amêndoa, arroz ou leite de coco em vez de leites de soja e outros produtos à base de soja.
Em suma, uma dieta vegana parece boa para os bebês, SE você é muito cuidadoso ao garantir que sua dieta seja baseada em muitas gorduras saudáveis, vitaminas e outros nutrientes essenciais.

Alimentos para Evitar

Seu bebê pode estar pronto para comer alimentos sólidos, mas isso não significa que eles possam comer tudo o que você faz. Existem alguns alimentos que você deve evitar para ajudar a manter seu bebê o mais saudável possível.

  • O mel nunca deve ser adicionado à dieta de um bebê, pois contém uma bactéria que pode ser prejudicial ao intestino. Mas esta não é uma comida vegana, de qualquer forma.
  • Você também vai querer esperar antes de adicionar nozes à sua dieta antes que seu filho esteja por volta de 4-5, pois as nozes são um risco de asfixia.
  • Não cozinhe seu bebê com baixo teor de gordura, baixa caloria ou alta fibra; eles não são adequados, pois os bebês precisam de alimentos com muita energia.
  • Você também vai querer limitar o sal na dieta do seu bebê, já que os rins não conseguem aguentar. Verifique os rótulos para garantir que os bebês não excedam 1g de sal por dia ou, melhor ainda, faça sua própria comida.
  • O mesmo conselho vale para o açúcar. Afaste-se de absolutamente qualquer coisa com adição de açúcar e regue os sucos de frutas. Você sabe como as corridas de açúcar malucas podem nos tornar adultos; imagine o açúcar no sangue de um bebê!
  • Evite milho, soja, aveia e açúcar, pois estes são geralmente provenientes de culturas de OGM. É possível comprá-los de agricultores orgânicos, mas a busca é difícil! Tente baixar um desses aplicativos que buscam alimentos transgênicos para ajudá-lo a fazer boas escolhas.

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