Um dos pilares de uma alimentação adequada na gestação é o fracionamento. Todas as gestantes (todas mesmo!) precisam alimentar-se de 3 em 3 horas (ou 4 em 4 horas) todos os dias, inclusive nos finais de semana.

Dessa forma, sintomas muito comuns na gravidez, como: azia, aumento da salivação, fraqueza, desmaios, sensação de empachamento, hipoglicemia podem ser bastante diminuídos. O ideal é fazer 3 grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e, nos intervalos, fazer pequenos lanches (lanche da manhã, da tarde e da noite).

Estes lanches devem ser balanceados e equilibrados de modo que forneçam a energia que as mães tanto precisam nesta fase. Além de energia, a saciedade é fundamental para evitar aquela vontade de ficar beliscando o tempo todo.

Os lanches devem combinar alimentos fonte de carboidrato, gordura boa e proteína. Aqui estão alguns exemplos de lanches equilibrados:

  • Vitamina de leite com mamão e linhaça
  • Queijo branco + torrada integral
  • Damascos + castanha-do-pará + iogurte
  • Tahine + pão integral
  • Banana + farelo de aveia + amêndoas
  • Abacate + mel + quinua em flocos

 

Vale lembrar que cada gestante tem um organismo diferente e só uma nutricionista pode recomendar uma dieta específica.

 amamentação

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